Passeio pelas fazendas do Campeche

Viva esta viagem pela história do Campeche através de suas belas fazendas, edifícios antigos que agora se revivem como hotéis de primeira qualidade.

A savana do descanso

Nosso passeio começou na cidade de Campeche, onde pegamos a rodovia federal 180, que vai até Mérida. No quilômetro 87, já estávamos no município de Hecelchakán, ao norte do estado, onde está localizada a Hacienda Blanca Flor, de ambiente rústico. É o local perfeito para relaxar e admirar a beleza da zona, descansar nas poltronas antigas e observar a gama de cores que se tingem do laranja, amarelo, azul céu e branco das flores, com o cheiro predominante da flor de laranjeira. Na "savana do descanso", como Hecelchakán é traduzido, as coisas mais simples e corriqueiras se tornam perceptíveis, desde o balanço das folhas, o caminho das nuvens, a passagem do vento; presentes naturais que são acentuados e apreciados com um charme especial.

Hacienda Blanca Flor tem 20 quartos dentro do que era a casa grande, mas se você quiser algo mais intimista, pode alugar qualquer uma das seis vilas construídas no estilo maia original. Entre os serviços estão os passeios pelas estradas que circundam esta construção do século XVII, seja para observar pássaros, ver o jardim e comer algumas frutas frescas, passear de charrete ou a cavalo. A paisagem que rodeia a hacienda torna-a ideal para descansar, saborear os pratos tradicionais confeccionados com produtos obtidos na horta, comida que vai desde as deliciosas gorditas de chaya com semente moída, o rosbife recheado e o frango pibil, a outros. iguarias da gastronomia Campeche. Pela sua localização, pode ser o ponto de partida para visitar Mérida, Becal, Uxmal, Kabah, Edzná, Isla Arena, Labná, as Grutas de Loltún e Campeche.

O lugar onde o espírito desce

Depois de uma estadia muito agradável, voltamos à Rodovia 180 e seguimos para Hacienda Uayamón. Esta fazenda está localizada a 29 quilômetros da cidade de Campeche na rodovia estadual para Chiná. O pisar nesta quinta foi muito agradável, os seus jardins pintados de verde e de um lado a grande e velha ceiba, de 70 anos, transportaram-nos para outra época. A grande lareira e a casa principal, agora convertida em restaurante, com um esplêndido miradouro, de onde se avista toda a propriedade, estiveram ligadas a esta paisagem de sonho.

Uayamón preserva por muito tempo suas raízes maias, é uma mistura da construção antiga, com detalhes modernos, que a projetam luxuosa e confortável. Bastava entrar nos quartos, velhas casas de peões, e estávamos em outro pequeno paraíso. São amplos e muito confortáveis, com música tranquila e um prato de frutas para nos receber. A sala, o escritório e até os banheiros são finamente decorados com flores e plantas da região. As banheiras são construídas no estilo dos haltuns maias, que eram lagoas de pedra nas quais armazenavam água para a estação seca. Este costume foi retomado no conceito de jacuzzis nestes tipos de hotéis.

E a comida! A zona antiga da casa principal serve agora de restaurante e pudemos saborear as iguarias da comida tradicional farta e internacional; pode ser apreciado na própria localidade ou no terraço, à sombra da imponente ceiba, ou em qualquer ambiente que você escolher na fazenda. Caminhar pelas trilhas e entrar na selva do local, visitando as antigas construções como a casa de força, a capela e as cavalariças, são outras opções.

Siho-Beach Toucan

As palavras se escondem quando encontramos lugares cheios de charme e magia, o que nos obriga a continuar a jornada. Assim, passamos novamente pela cidade de Campeche e continuamos pela Rodovia 180 para sentir a brisa das águas mornas do Golfo. Estávamos no quilômetro 35 da rodovia Campeche-Champotón, em Sihoplaya.

Construída à beira-mar, aqui está uma das mais importantes fazendas henequeanas do século XIX, hoje conhecida como Hotel Tucán Siho-Playa. Com uma vista invejável para o mar, o vento e as palmeiras, nos pediram para ficar e conhecer sua história que é ampliada pelo pôr do sol. Embora as suas instalações sejam modernas, alguns espaços mantêm a sua construção original, como é o caso da lareira, montada como capela, onde se realizam casamentos, num estilo muito peculiar.

É assim que gostamos e sentimos o Campeche. A imagem de suas ruas e seu povo amigável, sua paisagem de sonho, o fascínio de suas fazendas e as contínuas surpresas de sua herança maia, fizeram de nosso passeio uma estadia inesquecível.

Vídeo: VLOG DO NOSSO FINAL DE SEMANA +FOMOS PESCA DANIELA CRIS (Pode 2024).