Misión de Bucareli, uma joia abandonada na Sierra Gorda (Queretaro)

No meio da República, a Sierra Madre Oriental se ramifica em parte do estado de Querétaro e forma o que é conhecido como a Sierra Gorda. Submersa nesta natureza abrupta e exuberante, a Missão Bucareli esconde, um vestígio da nossa história prestes a desaparecer.

No meio da República, a Sierra Madre Oriental se ramifica em parte do estado de Querétaro e forma o que é conhecido como Sierra Gorda. Submersa nesta natureza abrupta e exuberante, a Missão Bucareli esconde, um vestígio da nossa história prestes a desaparecer.

Encorajados com a ideia de conhecê-la, iniciamos a árdua e longa jornada. Antes de nós havia uma vegetação majestosa e contrastante que varia de áreas semi-tropicais de floresta a áreas quase desertas. As cidades de Ezequiel Montes, Cadereyta e Vizarrón marcavam o início das montanhas.

A primeira cidade que tocamos foi Vizarrón. O que chama a atenção é que as fachadas das casas são feitas de pedreira e mármore, o que lhes confere um aspecto único de "pequenos castelos". Também nas ruas há pedreiras e mármores, pois este tipo de material, que noutras vilas ou cidades pode parecer um luxo, é muito comum porque em grande parte da zona existem minas de granito, mármore, mármore e pedreiras.

O caminho para Jalpan, difícil devido às muitas curvas entre falésias e montanhas, aos poucos nos aproximou do ponto que cativou nosso interesse.

Em Jalpan foi preciso comprar combustível de reserva, pois em um lugar tão remoto é quase impossível estocar. Estávamos curtindo o fresco pôr do sol e os raios do sol, quando de repente diante de nossos olhos um belo espetáculo se apresentou: a névoa começou a cobrir as montanhas aos poucos, dando-lhes o aspecto de ilhas que "navegavam" entre vários tons de azul; até o vento parecia balançar a névoa por cima, como se fosse o mar batendo nas costas de uma ilha.

Teríamos podido passar horas contemplando aquele espetáculo único, mas tivemos que nos precaver e seguir viagem com a luz do sol, pois é muito perigoso caminhar por esses lugares na escuridão total.

A PORTA DO CÉU, FRONTEIRA PARA O DESCONHECIDO

Passado algum tempo na estrada atravessamos a “porta do céu”, um acesso entre as montanhas para descer até Bucareli, assim chamada por ser uma parte onde apenas se vê o azul do céu, marcando a fronteira da estrada com o desconhecido. Durante a descida, Rubén e Pedro, dois dos nossos companheiros, decidiram viajar o resto de bicicleta, já que o local é adequado para quem gosta de BTT.

Três horas de caminhada e chegamos a um ponto onde a paisagem é impressionante: para cima, as montanhas, com cerca de 300 m de altura, e para baixo, na profundidade de um abismo de quase 200 m, o rio com suas corridas imperturbáveis. suavemente.

Com a luz do pôr-do-sol, a vegetação ganha tons avermelhados, um panorama mágico que parecia desenhado pelas mãos do Criador: montanhas cobertas de arbustos e árvores frondosas abaixo. Em tal beleza sublime, você não consegue parar de pensar na pequenez do ser humano e na grandeza da natureza, que, infelizmente, estamos destruindo. Naqueles momentos me lembrei de parte de um poema de Rubén C. Navarro que diz:

... a tarde está morrendo por nós, sua agonia sangrenta do crepúsculo nos fere mais do que dói.

CHEGADA EM BUCARELI. LEMBRANÇA DO PASSADO

Depois de sete horas de viagem, ou talvez mais, quase exaustos mas com muito ânimo, chegamos a Bucareli; No crepúsculo cruzamos o que poderia ser uma praça e uma igrejinha, e não no topo da cidade, avistamos a missão franciscana de Bucareli.

Com a luz da lua viajamos parte da missão que mesmo na penumbra era excelente; Um nativo das redondezas repentinamente nos surpreendeu com sua presença (pensamos que ele não estava sob os cuidados da missão, pedindo-nos para registrar nossa chegada em um caderno para esse fim.

Dissemos a ele que faríamos um tour pelo local no dia seguinte e pedimos que nos ajudasse. O que faltava fazer naquela noite era encontrar um lugar para acampar, descansar da longa jornada e esperar impacientemente pela chegada do sol.

Depois de montadas as tendas, desfrutamos de um céu transparente coberto de estrelas e de um ar puro e fresco que nos fazia refletir, como talvez os franciscanos.

AMAZING AWAKENING

Quando acordamos, não podíamos acreditar na magnífica imagem que se apresentava diante de nós. Ali, emoldurada pelo céu e pelas montanhas, estava a missão de Bucareli, grande, cheia de história: o nosso desafio.

Envolvidos numa atmosfera mística, iniciamos a nossa viagem pelos arredores, esperando apenas alguns minutos a chegada de D. Francisco García Aguilar, a quem agradecemos a sua valiosa ajuda.

O Sr. García conduziu-nos pelo que eram os quartos, os pátios, a sala de jantar e a cozinha, falamos no passado porque aos poucos vai ficando deles. Na frente, do lado esquerdo, encontra-se uma igreja sem telhados, portas ou pisos, devido aos estragos da Revolução; Na entrada, vemos algumas vítimas do mau tempo: vários sinos de cobre prestes a ruir.

A construção da missão data aproximadamente do ano 1797; Foi abandonado pela primeira vez em 1914, na época de Carranza, deixando a imensa igreja inacabada. Em 1917 a sua construção foi continuada, mas foi definitivamente suspensa em 1926, por ocasião da perseguição de Calles. O mesmo aconteceu com o que foi a residência dos franciscanos

MOTIVO DA MISSÃO

O motivo da construção de uma missão no meio desta serra remota foi a evangelização de alguns grupos indígenas, entre outros, os chichimecas. Do lado direito do prédio estão, ao redor de um jardim, quais eram os quartos dos padres franciscanos, sem tetos e com paredes de cerca de 5 m de altura, cada um designado com uma letra 8 de A a R ) Nesse mesmo lado encontra-se a sala de jantar que, com o passar do tempo, é constituída apenas por algumas mesas à sua volta, como um banco. Na cozinha, o fumo e a fuligem nas paredes testemunham a actividade da missão há quase dois séculos. Algo curioso é uma janelinha que na época possuía um armário giratório para passar a comida para a sala de jantar, evitando o contato dos alunos com as cozinheiras.

Os dormitórios dos seminaristas, agora praticamente destruídos, ficam nos fundos do prédio, circundando um jardim que tem uma fonte no centro e algumas flores e plantas; Presume-se que a missão acolheu 150 seminaristas e 40 padres franciscanos.

Alguns dizem que as sensações são percebidas pela alma das coisas; Antes de nossa passagem pela missão, pensávamos que essa experiência era produto de nossa imaginação; No entanto, hoje podemos dizer que nessa atmosfera de paz e refúgio do espírito, talvez haja alguma lenda cifrada nas suas paredes, também impregnada das experiências daqueles seres místicos.

No interior da missão existe uma pequena capela onde às vezes se celebra missa, graças ao fato de os indígenas das cidades vizinhas trazerem um sacerdote, principalmente no dia 4 de outubro, data em que se comemora São Francisco de Assis. A capela tem poucos bancos rústicos de madeira, mesinhas, imagens e várias figuras: São Francisco, São José, uma virgem e um Cristo Negro, este último algo raro na época; No teto você pode ver, borradas com o passar do tempo, pinturas de anjos.

A quietude e a paz daquele lugar eram tantas que ouvíamos a respiração de nossos companheiros, assim como seus passos no chão de tijolos. Lá dentro estão os restos mortais de algumas pessoas que acompanharam a construção da igreja que nunca foi concluída, como os do Sr. Emeterio Ávila, falecido na construção da missão, e os de Mariano Aguilera, falecido em 31 de julho de 1877.

Gostaríamos que as paredes nos contassem a história da missão e a víssemos como em um daqueles filmes antigos de que às vezes gostamos; mas como é impossível, tentamos investigar alguns fatos sobre os objetos encontrados ali: um confessionário, velas e outros objetos, alguns dos quais já descrevemos.

Quando os franciscanos saíram do local, levaram consigo atas, jornais e a esperança de evangelizar aquelas terras. Há cerca de 25 anos, talvez mais, a missão teve um convidado franciscano, Francisco Miracle, que restaurou a metade da cozinha e mandou construir um desnível de 5 km nesses locais. Atualmente este edifício está quase completamente abandonado, e somente o Sr. Francisco García eventualmente o visita e lhe dá uma pequena manutenção dentro de suas possibilidades limitadas.

INDICAÇÃO DE VIDA FRANCISCANA

Em uma das salas, há mais uma indicação da vida que levavam os franciscanos. São alguns livros, “joias de verdade”, revistas e fotos, que muito provavelmente fizeram parte da biblioteca. Uma das fotos tem esta legenda:

… Dedico esta humilde memória à própria r.p. Guardião de Bucareli: Frei Isidoro M. Ávila em testemunho de grande apreço e como sinal de ter sido companheiro de estudo e na administração da Parroquia de Escanela San José Amoles, 17 de janeiro de 1913.

Vicente Aleman.

As histórias nunca conhecidas, as paredes prestes a desabar e os sonhos desmoronados dos franciscanos foram deixados para trás em poucas horas, mas não sem nos deixar com uma tristeza profunda pela impotência para resgatar o que ameaça se perder entre as montanhas. Quem poderia povoar aquele lugar emigra porque não há terras para agricultura e as poucas lavouras que poderiam ser cultivadas são invadidas por pragas. No entanto, havíamos alcançado nosso objetivo e isso nos deixou com uma sensação inesquecível. "Na verdade, para compreender nosso presente, devemos conhecer o passado e, para conhecê-lo, devemos cuidar do que dele resta."

Começamos a voltar, agora por San Joaquín, antes atravessando um rio. A subida foi difícil, mas não menos bonita do que a descida. Aos poucos a missão foi ficando distante e de cima foi percebida como um pequeno ponto na imensidão.

SE VOCÊ IR PARA A MISSÃO BUCARELI

Você terá que entrar na Sierra Gorda.

De San Juan del Río, pegue a rodovia no. 120 em direção a Cadereyta. Continue até Jalpan e saia em La Culata em direção a San Joaquín.

Aí, percorra o caminho que conduz à localidade de Bucareli, de onde surge uma lacuna que o conduzirá à Missão.

Fonte: Desconhecido México No. 229 / março de 1996

Vídeo: Exconvento de Bucareli, Pinal de Amoles, Qro. (Pode 2024).