O Canyon do Diabo, Tamaulipas. Uma janela para a pré-história

O Desfiladeiro do Diabo é uma janela para a pré-história onde temos o privilégio de vislumbrar as origens da civilização em nosso continente.

El Cañón del Diablo é, arqueológica e antropologicamente falando, um dos sítios mais importantes do estado de Tamaulipas e do México.

Localizado em uma das áreas mais remotas do norte da Sierra de Tamaulipas, o cânion foi palco de um dos episódios fundamentais da história da humanidade: aprender a produzir o que comer. Nesta área montanhosa única, em um processo lento e gradual que levou milhares de anos, os primeiros colonos do território de Tamaulipas evoluíram da fase de caçadores-coletores nômades para o estabelecimento de comunidades agrícolas sedentárias, graças à domesticação das plantas. silvestre, principalmente do milho (2.500 anos aC).

Grupos nômades e semi-nômades da mais remota antiguidade, assim como algumas tribos que conservaram um sistema de vida arcaico até tempos históricos, ocuparam centenas de cavernas e abrigos rochosos localizados ao longo de toda a extensão do cânion, onde deixaram o que hoje são importantes vestígios arqueológico. No entanto, nosso interesse estava focado na evidência cultural mais notável, refinada e enigmática de nossos ancestrais: as pinturas rupestres do Canyon do Diabo.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

O primeiro relatório formal sobre essas pinturas provém de um relatório do Corpo de Exploradores “Esparta” da Escola Secundária, Normal e Preparatória de Ciudad Victoria, após um levantamento realizado na Sierra de Tamaulipas em dezembro de 1941. Nesse relatório São descritas três “grutas” (embora sejam abrigos rochosos bastante rasos) com pinturas rupestres localizadas no Desfiladeiro do Diabo, no concelho de Casas.

Anos depois, entre 1946 e 1954, o arqueólogo americano Richard S. MacNeish, buscando esclarecer o desenvolvimento da agricultura e as origens do milho em nosso continente, realizou importantes trabalhos arqueológicos em abrigos rochosos e sítios arqueológicos nas mesmas montanhas.

Por meio dessas obras, MacNeish estabeleceu para o Canyon do Diabo uma sequência cronológica de nove fases culturais: a mais primitiva e mais antiga de Tamaulipas, a fase Diablo, data de 12.000 anos aC. e representa a vida nômade original do homem americano no México; Segue-se as fases Lerma, Nogales, La Perra, Almagre, Laguna, Eslabones e La Salta, até culminar na fase Los Ángeles (1748 DC).

VISITA AO DEVIL CANYON

Conhecendo o pano de fundo histórico - ou melhor, pré-histórico - do Desfiladeiro do Diabo, não resistimos à tentação de visitar um dos berços da civilização do nosso país. Assim, junto com Silvestre Hernández Pérez, saímos de Ciudad Mante em direção a Ciudad Victoria, onde nos encontraríamos com Eduardo Martínez Maldonado, querido amigo e grande conhecedor das inúmeras cavernas e sítios arqueológicos do estado.

De Ciudad Victoria pegamos a estrada que vai a Soto la Marina, e cerca de uma hora depois, nas primeiras elevações da Sierra de Tamaulipas, viramos à direita por uma estrada de terra de 7 km que nos levou a uma pequena comunidade comunitária; Dali avançamos até o último ponto que poderíamos chegar com o caminhão, uma fazenda de gado onde Dom Lupe Barrón, administrador da propriedade e amigo de Dom Lalo, nos recebeu muito gentilmente.

Ao explicar o propósito de nossa visita, ele providenciou para que seu filho Arnoldo e Hugo, outro jovem da fazenda, nos acompanhassem na expedição. Nesse mesmo dia, no final da tarde, subimos uma crista da serra e descemos por um desfiladeiro infestado de carraças em direcção ao fundo de um desfiladeiro, cujo curso seguimos rio abaixo até à sua confluência com o Desfiladeiro do Diabo; a partir daí dirigimo-nos para sul a um passo muito lento, até subirmos ao lado de um amplo terraço aluvial que se eleva na margem esquerda da ribeira. Finalmente chegamos a Planilla e Cueva de Nogales.

Exploramos imediatamente a cavidade, um dos maiores e mais impressionantes abrigos de rocha do Cânion do Diabo, e encontramos na parede vestígios de pinturas rupestres, a maioria delas pouco perceptíveis, exceto por algumas marcas de mãos em vermelho; Vimos também, com tristeza, uma grande quantidade de grafites modernos feitos por caçadores que usaram o casaco como acampamento.

No dia seguinte pela manhã partimos a pé até o local onde nasce o cânion, para explorar outros locais. Após 2 km do percurso encontramos a Gruta 2, segundo a numeração do Grupo Esparta, em cujas paredes duas grandes séries de "inscrições" dignas de admiração, todas elas pintadas a vermelho, tão bem conservadas que parecem ter sido feitas há pouco . MacNeish chama esses tipos de desenhos de "marcas de contagem", ou seja, "marcas de conta" ou "marcas numéricas", que talvez representem um sistema de numeração arcaico em que o ponto e a linha eram usados ​​para registrar o acúmulo de uma quantidade , ou na forma de algum calendário agrícola ou astronômico rústico; MacNeish pensa que este tipo de “marcas” ocorre desde estágios muito iniciais, como Nogales (5000-3000 AC).

Continuamos o nosso percurso pelo canal do canyon e 1,5 km depois avistamos claramente a Gruta 3 na parede vertical da falésia.Embora medem entre 5 e 6 cm, as pinturas rupestres encontradas neste abrigo rochoso são de grande interesse. Vimos figuras que parecem xamãs, uma estrela, homens montados em animais de três patas, um lagarto ou camaleão, um pássaro ou morcego, vacas, um desenho em forma de "roda com machados" e um grupo de personagens ou figuras humanas que parecem usar chifres, penas ou algum tipo de toucado. A partir da representação do cavaleiro e do "gado", possível apenas em tempos históricos, MacNeish conclui que as pinturas foram feitas pelos índios Raisin no século XVIII.

Depois de caminhar cerca de 9 km desde a Planilla de Nogales, finalmente avistamos a Gruta 1. É uma enorme cavidade dentro da rocha viva da falésia.

As manifestações rochosas estão muito bem preservadas, a maioria delas localizadas no céu ou no telhado do abrigo. Você pode ver grades, linhas retas, grupos de linhas e pontos e linhas onduladas, bem como figuras geométricas que, de acordo com uma interpretação relativamente recente da arte rupestre, representam as visões dos xamãs durante estados alterados de consciência.

Também no teto há dois desenhos geralmente associados a estrelas. Talvez esses desenhos sejam o registro de um fenômeno astronômico ocorrido há quase mil anos, quando um objeto seis vezes mais brilhante que Vênus apareceu na constelação de Touro, visível em plena luz do dia; A esse respeito, William C. Miller calculou que em 5 de julho de 1054 d.C. houve uma conjunção espetacular de uma supernova brilhante e a lua crescente, esta supernova sendo a explosão de uma enorme estrela que deu origem à grande nebulosa de Câncer.

No teto e na parede deste abrigo de rocha também encontramos um número regular de pequenas mãos pintadas, algumas delas com apenas quatro dedos; mais abaixo, quase no chão, está um curioso desenho preto do que parece ser uma carapaça de tartaruga.

No caminho de volta ao acampamento, durante a jornada desidratamos rapidamente devido ao calor excessivo, a reverberação do sol e o desgaste físico; Nossos lábios começaram a descascar, demos alguns passos ao sol e nos sentamos para descansar à sombra dos choupos, imaginando que estávamos bebendo um enorme e refrescante copo de água fria.

Pouco antes de chegar ao Lençol, um dos guias comentou que há seis meses um parente havia escondido uma jarra de plástico com água em certas pedras do riacho; Felizmente o encontrou e assim aliviou um pouco a sede intensa que sentíamos, independente do mau cheiro e sabor do líquido. Recomeçamos a marcha, subimos a Planilla, e faltando cerca de 300 m para chegar ao acampamento, virei-me e vi Silvestre, que vinha subindo a encosta cerca de 50 m atrás de mim.

Porém, pouco depois de estarmos no acampamento, surpreendemo-nos com o atraso da chegada de Silvestre, pelo que fomos imediatamente procurá-lo, mas sem o termos conseguido; Pareceu-nos incrível que ele tivesse se perdido a tão curta distância do acampamento e, pelo menos eu imaginei que algo pior tivesse acontecido com ele. Com menos de um litro de água, decidi ficar mais uma noite com Don Lalo em La Planilla, e disse aos guias que voltassem à fazenda com os cavalos para pedir ajuda e nos abastecer de água.

No dia seguinte, bem cedo pela manhã, abri uma lata de milho para beber o líquido, e depois de um tempo gritei de novo para o Silvestre, e dessa vez ele respondeu, havia encontrado o caminho de volta!

Mais tarde, um dos guias a cavalo chegou com 35 litros de água; Bebemos até enchermo-nos, escondemos um jarro de água nas rochas do abrigo e saímos do Form. Arnoldo, que trouxe os outros animais e veio nos ajudar, depois havia deixado a fazenda por outro caminho, mas na ravina viu nossos rastros e voltou atrás.

Finalmente, depois de três horas e meia, estávamos de volta ao rancho; Eles nos ofereceram uma refeição que foi gloriosa para nós e, assim, consolados e calmos, encerramos nossa expedição.

CONCLUSÕES

A delicada situação em que vivemos no Desfiladeiro do Diabo, um local longe dos confortos habituais, ensinou-nos uma grande lição que já devíamos saber: embora tenhamos muita experiência como caminhantes, devemos sempre tomar medidas de segurança extremas. Em situações semelhantes, é aconselhável levar sempre mais água do que julga necessitar, bem como um apito para se fazer ouvir caso se perca, e nunca, mas nunca, deixe algum dos integrantes de uma excursão sozinho ou perdê-lo de vista.

Por outro lado, vivemos em primeira mão a angústia que nossos antepassados ​​devem ter sentido, submetidos aos caprichos da natureza, em sua luta diária pela sobrevivência nessas terras semi-áridas com tão difíceis condições de vida. Talvez essa angústia de sobreviver tenha obrigado o homem pré-histórico, no início, a usar as manifestações rochosas como referências topográficas para indicar a presença de água, e posteriormente a registrar a passagem das estações e prever a chegada da tão almejada estação de chuvas, expressando nas rochas uma cosmologia complexa por meio da qual procurava explicar os fenômenos naturais que escapavam à sua compreensão e que eram invocados de forma propiciatória. Assim, seu espírito, pensamento e visão de mundo foram capturados em imagens nas pedras, imagens que são, em muitos casos, o único testemunho que temos de sua existência.

Vídeo: Grand Canyon West Rim vs. South Rim. Which One Should I Visit? (Pode 2024).