15 dias a cavalo pela Sierra de Baja California

Conheça os detalhes deste desfile anual, onde percorrem os melhores recantos históricos e naturais da Serra de San Pedro Mártir.

A cada ano o roteiro muda, mas sempre seguindo os antigos caminhos e acampando em locais usados ​​por cowboys. O desfile termina no dia da festa patronal do Missão santo domingo, no início de agosto. Na verdade, a chegada dos vaqueiros está prevista para dar início à festa, que por sinal, é uma das mais antigas do estado (1775). Costuma haver uma movimentação de cavaleiros, uns começam, outros se juntam depois, enfim, é uma forma original de conviver e resgatar as tradições da região.

COMO TUDO COMEÇOU?

A Sierra de San Pedro Mártir em direção ao centro do estado da Baja California, é uma das regiões naturais mais bonitas e bem preservadas do norte da península. Suas montanhas de granito branco elevam-se abruptamente do deserto, a mais de 2 quilômetros, a mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Este maciço, como uma ilha, conseguiu proteger um belo pinhal, bem como uma flora e fauna muito peculiares. Nesta região, algumas das tradições mais antigas da Baja California também são preservadas, como a pecuária.

O primeiro a explorar esta cordilheira foi o missionário jesuíta Wenceslao Linck, em 1766. Posteriormente, em 1775, os missionários dominicanos estabeleceram na encosta oeste, entre os índios Kiliwa, habitantes milenares desta serra, a missão de Santo Domingo de Guzmán, que deu origem à atual comunidade de Santo Domingo, quilômetros ao sul da cidade de Ensenada.

Foi a partir da missão de Santo Domingo que a Serra de San Pedro Mártir começou a ser explorada de forma sistemática, de tal forma que em 1794 os dominicanos estabeleceram, no topo dela, o Missão de San Pedro Mártir de Verona, na parte hoje conhecida como Mission Valley, onde ainda podem ser vistas as fundações de sua antiga igreja. É desta missão que a serra tira o seu nome.

Assim, os missionários introduziram o gado como uma das formas de subsistência, estabelecendo várias estâncias, tanto no topo das montanhas como nas suas encostas. No topo, foram utilizados locais tão bonitos como Santa Rosa, La Grulla, Santa Eulália, Santo Tomás, La Encantada e outros. Para isso trouxeram cowboys e fazendeiros que deram origem a essa tradição no que hoje é o estado da Baja California.

Entre essas fazendas e as missões, assim como os pastos, foram formadas trilhas, dando vida a uma extensa região. Durante o verão, o gado era criado até o topo, onde crescia abundante grama; assim que o inverno se aproximou, eles o baixaram. Essas reuniões eram chamadas vaquereadas.

NOSSA EXPERIÊNCIA DE COWBOY

No ano passado, o passeio começou no Ejido Zapata, ao norte da baía de San Quintín. Nos primeiros dias foi ao sopé da serra, do lado norte, passando pela comunidade de San Telmo, a Hacienda Sinaloa, a fazenda El Coyote e a localidade de Los Encinos, até iniciar a ladeira que sobe até o topo. A carga era transportada em mulas, em diversos alforjes de pele bovina, feitos no antigo estilo missionário. Seguimos caminhos antigos, hoje conhecidos apenas por vaqueiros que conduzem o gado às partes altas de San Pedro Mártir. Estávamos subindo, diante de vistas espetaculares. Uma vez que chegamos ao planalto, cavalgamos por várias horas pelo lindo pinhal, passando por muitos outros lugares de grande beleza.

Terminamos o dia às White Deer place, onde corre um riacho entre grandes pinheiros. Há uma cabana simples lá. Descarregamos os animais e tiramos as selas dos cavalos, eles foram liberados para comer capim e beber no riacho.

Antes de o sol se pôr, juntaram-se água e lenha, acendeu-se uma fogueira e preparou-se o jantar, que consistia num ensopado de carne seca e arroz. Depois preparamos um chá de poejo, planta medicinal abundante na serra, e conversamos muito em volta da fogueira, que aliás, os vaqueiros daqui chamam de "mentira" ou "mentirosa", supostamente porque falam mentiras puras. Lá, em meio à fumaça e ao calor das braças, surgiram anedotas, histórias, piadas e lendas. Graças ao fato de não haver lua, apreciamos o céu estrelado em todo o seu esplendor. A Via Láctea nos encantou muito, pois podia ser vista em toda a sua extensão desde nosso saco de dormir na grama.

O ACAMPAMENTO DE NOSSAS VIDAS

No dia seguinte, continuamos cavalgando pela floresta, até chegarmos ao local conhecido como Vallecitos, de onde pudemos ver de perto o telescópio principal do observatório astronômico da UNAM. Em seguida, tomaremos o caminho de La Tasajera até chegar ao belo vale do Rancho Viejo, um lugar realmente encantador. Dali seguimos para o grande vale La Grulla, ainda mais bonito, onde observamos a habilidade dos vaqueiros, amarrando e perseguindo o gado que estava solto. Foi uma boa demonstração de sorte na Baja California.

Era fim de tarde quando acampamos no vale de La Grulla, bem ao lado da nascente onde nasce o riacho Santo Domingo. Lá se forma uma grande piscina onde é possível nadar e até pescar trutas, o que fizemos. O local manteve-se quase intacto, pelo facto de não possuir estradas, só se chega a pé ou a cavalo. Ficamos ali o dia todo, curtindo sua beleza e natureza, mas também vimos inúmeros vestígios dos primeiros habitantes da serra, ou seja, os índios Kiliwa. Tivemos a sorte de encontrar vestígios de metatos, pontas de flechas, raspadores e cerâmica.

CAMINHO PARA A CIVILIZAÇÃO

Depois de nossa estada em La Grulla, iniciamos a descida. Cruzamos o riacho La Zanja, passamos pela área de La Primera Agua e começamos a descer a encosta Descanso, famosa entre os cowboys por sua encosta íngreme e rochosa. Vários de nós descemos do cavalo nas seções mais difíceis. O horizonte se perdeu em uma sucessão de colinas. Após algumas horas, chegamos à Fazenda Santa Cruz, já no sopé da serra, onde terminamos o dia. No sopé da serra, sobretudo nos ribeiros, as árvores predominantes eram os sobreiros, embora também tenhamos avistado muitos salgueiros. O local onde acampamos era agradável, um local muito conhecido entre os vaqueiros porque tem espaço, água, grama e é confortável.

RODEIO E FESTA

Nos dias seguintes, as trilhas nos levaram pelas fazendas El Huatal, Arroyo Hondo e El Venado. 2 de agosto foi nosso último dia.

Já em Santo Domingo nos esperavam para iniciar a festa patronal, uma das mais antigas do estado. Eles nos receberam com muita alegria. Caminhamos pela cidade até terminarmos ao lado do panteão, onde já haviam se reunido para dar o início formal à festa do rodeio, uma das mais fortes tradições cowboy por aqui.

Local do Veado Branco Sierra de Baja California Wenceslao Linck

Vídeo: De los Últimos Caballos Salvajes de Europa (Pode 2024).