Sierra de la Laguna: um paraíso darwiniano

Entre o Mar de Cortez e o Oceano Pacífico, na orla do Trópico de Câncer, na península da Baja California, existe uma verdadeira “ilha de nuvens e coníferas” que emerge do vasto e desolado deserto da Baja California.

Este extraordinário paraíso "darwiniano" tem sua origem nas últimas fases do Pleistoceno, época em que as condições climáticas permitiram o desenvolvimento de uma verdadeira "ilha biológica", que se localiza em um sistema montanhoso de origem granítica composto pela Sierra de la Trinidad, um grande maciço que inclui a Sierra de la Victoria, La Laguna e San Lorenzo, separados por sete grandes cânions. Cinco desses desfiladeiros, o de San Dionisio, o de Zorra de Guadalupe, o de San Jorge, o de Agua Caliente e o de San Bernardo, conhecido como Boca de la Sierra, encontram-se na encosta do Golfo, e os outros dois, o de Pilitas e o de La Burrera no Pacífico.

Este grande paraíso ecológico cobre uma área de 112.437 ha e foi recentemente declarado Reserva da Biosfera “Sierra de la Laguna”, a fim de proteger a flora e a fauna que o habitam, pois grande parte está em perigo de extinção .

Nosso primeiro encontro no local foi com a floresta decídua baixa e com os matagais e cactos gigantes. Planícies e encostas infinitas são cobertas por este interessante e espetacular ecossistema, que se desenvolve de 300 a 800 m de altitude, e abriga cerca de 586 espécies de plantas, das quais 72 são endêmicas. Entre os cactos pudemos ver saguaros, pitayas, chollas com e sem espinhos, cardón barbón e viznagas; Também vimos agaves como sotol e mezcal, e árvores e arbustos como algaroba, palo blanco, palo verde, torote blanco e colorado, hump, epazote e datilillo, que caracterizam a área. Esta vegetação é o lar de codornizes, pombos, pica-paus, queleles e gaviões-caracara. Por sua vez, anfíbios, lagartos e cobras, como a cascavel e a chirrionera, habitam a área da floresta da planície.

Ao percorrermos a estrada de terra em direção a La Burrera, a vegetação mudou e a paisagem ficou mais verde; os galhos das árvores com suas flores amarelas, vermelhas e roxas contrastavam cada vez mais com a rigidez dos cactos. Na Burrera carregamos os animais com o equipamento e iniciamos a caminhada (éramos 15 no total). À medida que subíamos, o caminho tornava-se cada vez mais estreito e íngreme, o que dificultava o trânsito dos animais e em alguns locais era necessário baixar a carga para a passagem. Finalmente, após cinco horas de caminhada extenuante, chegamos ao Palmarito, também conhecido como Ojo de Agua por causa do riacho que corre no local. Nesse local o clima era mais úmido, as nuvens cobriram nossas cabeças e encontramos um grande bosque de carvalhos. Esta comunidade vegetal está localizada entre a floresta estacional decidual baixa e o pinhal e, devido à topografia íngreme do terreno, é a mais frágil e fácil de erodir. As principais espécies que o compõem são o carvalho e o guayabillo, embora também seja comum encontrar espécies da mata baixa como o torote, o bebelama, o papache e o chilicote.

À medida que avançávamos, a paisagem ficava mais espetacular, e quando chegamos a um lugar conhecido como La Ventana a 1200 m acima do nível do mar, encontramos uma das mais belas vistas do nosso país. As áreas montanhosas se sucederam, passando por todos os tons de verde imagináveis, e no horizonte nossa visão corria para o oceano Pacífico.

Durante a subida, um dos nossos companheiros começou a sentir-se mal e quando chegou a La Ventana não conseguiu dar mais um passo; vítima de colapso de uma hérnia de disco; Já não sentia as pernas, os lábios estavam roxos e as dores eram extremamente fortes, pelo que Jorge teve de lhe injectar morfina e Carlos teve de o baixar nas costas de uma mula.

Após este grave acidente, continuamos com a expedição. Continuamos a subir, passamos pela zona dos carvalhos e a 1.500 m acima do nível do mar encontramos o pinhal. Este ecossistema é aquele que domina as alturas das montanhas até um ponto conhecido como El Picacho, que se encontra a 2.200 m de altitude e de onde em dias claros se avistam o Oceano Pacífico e o Mar de Cortez ao mesmo tempo.

As principais espécies que habitam esta área são o carvalho preto, o medronheiro, o sotol (palmeiras endémicas) e o pinheiro manso. Essas plantas desenvolveram estratégias adaptativas, como raízes bulbosas e caules subterrâneos, para sobreviver às sequências de abril a julho.

A tarde estava caindo, as colinas estavam pintadas de dourado, as nuvens corriam entre elas e os tons do céu variavam de amarelo e laranja a roxo e azul à noite. Continuamos caminhando e depois de cerca de nove horas chegamos a um vale conhecido como La Laguna. Os vales constituem outro ecossistema interessante nesta região e passam por eles pequenos riachos onde vivem milhares de sapos e pássaros. Acredita-se que no passado foram ocupados por uma grande lagoa, que não existe mais, embora apareça marcada nos mapas. O maior desses vales é conhecido como Laguna, cobre 250 ha e está 1810 m acima do nível do mar; Outros dois importantes são o Chuparrosa, a 1.750 m de altitude e com uma área de 5 ha, e o conhecido como La Cieneguita, próximo à Laguna.

No que diz respeito às aves, em toda a região de Los Cabos encontramos 289 espécies, das quais 74 vivem na Lagoa e 24 delas são endêmicas dessa área. Entre as espécies que ali vivem estão o falcão-peregrino, o beija-flor Santus, endêmico da serra, e o pitorreal, que vive livremente nos carvalhos.

Por fim, podemos dizer que embora não os tenhamos visto, esta região é o lar de mamíferos como o veado-mula, em perigo de extinção devido à caça indiscriminada, o rato de pedra, endêmico da região, uma infinidade de roedores, musaranhos, morcegos, raposas , guaxinins, gambás, coiotes e o leão da montanha ou puma.

Fotógrafo especializado em esportes de aventura. Ele trabalhou para MD por mais de 10 anos!

Vídeo: Sierra la Laguna 2017 (Pode 2024).