Paricutín, o vulcão mais jovem do mundo

Em 1943, a cidade de San Juan foi soterrada pela lava de Paricutín, o vulcão mais jovem do mundo. Conheces?

Quando eu era criança, ouvia histórias sobre o nascimento de um vulcão no meio de um milharal; da erupção que destruiu a cidade de San Juan (hoje San Juan Quemado), e das cinzas que atingiram a Cidade do México. Foi assim que me interessei por ele Paricutin, e embora naqueles anos eu não tivesse a oportunidade de conhecê-lo, nunca me esqueci de ir.

Muitos anos depois, por motivos de trabalho, tive a oportunidade de levar dois grupos de turistas americanos que queriam passear pela área do vulcão e, se as condições o permitissem, subir.

Na primeira vez que fui, foi um pouco difícil chegarmos à cidade de onde se visita Paricutín: Angahuan. As estradas não eram pavimentadas e a cidade mal falava espanhol (mesmo agora seus habitantes falam mais Purépecha, sua língua nativa, do que qualquer outra língua; na verdade, eles chamam o famoso vulcão em respeito ao seu nome Purépecha: Parikutini).

Uma vez em Angahuan, contratamos os serviços de um guia local e alguns cavalos e iniciamos a caminhada. Demorou cerca de uma hora para chegar onde ele estava a cidade de San Juan, que foi soterrado pela erupção de 1943. Situa-se quase à beira do campo de lava e a única coisa que fica visível deste local é a fachada da igreja com uma torre que permaneceu intacta, parte da segunda torre, também do na frente, mas que desabou, e nas costas, onde ficava o átrio, que também foi salva.

O guia local nos contou algumas histórias da erupção, da igreja e de todas as pessoas que morreram nela. Alguns dos americanos ficaram muito impressionados com a vista do vulcão, o campo de lava e o terrível espetáculo dos restos desta igreja que ainda existem.

Mais tarde, o guia nos contou sobre um lugar onde a lava ainda deveria fluir; Ele nos perguntou se gostaríamos de visitá-lo e imediatamente dissemos que sim. Ele nos conduziu por pequenos caminhos pela floresta e depois pela escarpa até chegarmos ao local. O espetáculo foi impressionante: entre algumas fissuras nas rochas saiu um calor muito forte e seco, a tal ponto que não podíamos ficar muito perto delas porque nos sentíamos queimando, e embora a lava não fosse vista, não havia dúvida de que embaixo da terra, ele continuou correndo. Continuamos vagando pelo cascalho até que o guia nos conduziu à base do cone vulcânico, onde seria seu lado direito visto de Angahuan, e em algumas horas já estávamos no topo.

Na segunda vez em que subi para Paricutín, estava levando comigo um grupo de americanos, incluindo uma mulher de 70 anos.

Mais uma vez contratamos um guia local, a quem insisti que precisava encontrar um caminho mais fácil para escalar o vulcão devido à idade da senhora. Dirigimos cerca de duas horas em estradas de terra cobertas com cinzas vulcânicas, o que nos fez atolar algumas vezes porque nosso veículo não tinha tração nas quatro rodas. Por fim, chegamos pela parte de trás (vista de Angahuan), bem perto do cone vulcânico. Atravessamos o campo de lava petrificada por uma hora e começamos a escalar um caminho bem demarcado. Em menos de uma hora, chegamos à cratera. A senhora de 70 anos era mais forte do que pensávamos e não teve problemas, nem na subida nem em voltar para onde tínhamos deixado o carro.

Muitos anos depois, ao conversar com o povo do México desconhecido sobre a redação de um artigo sobre a ascensão a Paricutín, assegurei-me de que minhas fotos antigas do lugar não estivessem prontas para serem publicadas; Chamei então meu companheiro de aventura, Enrique Salazar, e sugeri a subida ao vulcão Paricutín. Sempre quis postar, empolgado também com a série de histórias que ouvira sobre ele, partimos para Michoacán.

Fiquei surpreso com a série de mudanças que ocorreram na área.

Entre outras coisas, a estrada de 21 km para Angahuan agora está asfaltada, então foi muito fácil chegar lá. Os habitantes do local continuam a oferecer os seus serviços como guias e, embora gostássemos de poder dar o trabalho a alguém, tínhamos muito poucos recursos económicos. Agora existe um simpático hotel no final da cidade de Angahuan, com cabanas e um restaurante, que traz informações sobre a erupção do Paricutín (muitas fotos, etc.). Numa das paredes deste local existe um colorido e bonito mural que representa o nascimento do vulcão.

Começamos a caminhada e logo chegamos às ruínas da igreja. Decidimos continuar e tentar chegar à cratera para pernoitar na orla. Tínhamos apenas dois litros de água, um pouco de leite e algumas cascas de pão. Para minha surpresa, descobri que Enrique não tinha saco de dormir, mas ele disse que isso não era um grande problema.

Decidimos fazer um percurso que depois apelidamos de “Vía de los Tarados”, que consistia em não percorrer um caminho, mas sim atravessar o pedregulho, com cerca de 10 km, até à base do cone e depois tentar subir directamente. Atravessamos a única floresta entre a igreja e o cone e começamos a caminhar sobre um mar de pedras pontiagudas e soltas. Às vezes tínhamos que escalar, quase escalar, alguns grandes blocos de pedra e da mesma forma tínhamos que baixá-los do outro lado. Fizemos isso com toda cautela para evitar lesões, porque sair daqui com uma torção no pé ou qualquer outro acidente, por menor que seja, teria sido muito doloroso e difícil. Caímos algumas vezes; em outros, os blocos em que pisamos se moveram e um deles caiu na minha perna e fez alguns cortes na minha canela.

Chegamos às primeiras emanações de vapor, que eram muitas e inodoras e, até certo ponto, era bom sentir o calor. À distância pudemos ver algumas áreas onde as pedras, que normalmente são pretas, estavam cobertas por uma camada branca. À distância pareciam sais, mas quando chegamos à primeira seção deles, ficamos surpresos que o que os cobria era uma espécie de camada de enxofre. Também saiu um calor muito forte entre as fendas e as pedras estavam muito quentes.

Finalmente, após três horas e meia de luta com as pedras, chegamos à base do cone. O sol já havia se posto, então decidimos acelerar. Subimos diretamente a primeira parte do cone, o que foi muito fácil porque o terreno, embora bastante íngreme, é muito firme. Chegamos ao local onde a caldeira secundária e o cone principal se encontram e encontramos um bom caminho que leva até a borda da cratera. A caldeira secundária emite fumos e uma grande quantidade de calor seco. Acima está o cone principal que está cheio de pequenas plantas que lhe conferem um aspecto muito bonito. Aqui o caminho ziguezagueia três vezes até a cratera e é bastante íngreme e cheio de pedras soltas e areia, mas não é difícil. Chegamos à cratera praticamente à noite; curtimos a paisagem, bebemos um pouco de água e nos preparamos para dormir.

Enrique vestiu todas as roupas que trouxe e eu fiquei muito confortável no saco de dormir. Acordávamos muitas vozes à noite por causa da sede - tínhamos esgotado nosso estoque de água - e também por causa de um vento forte que soprava às vezes. Levantamos antes do nascer do sol e apreciamos um lindo nascer do sol. A cratera tem muitas emanações de vapor e o solo está quente, talvez seja por isso que Enrique não ficou muito frio.

Decidimos contornar a cratera, então fomos para a direita (vendo o vulcão de frente de Angahuan), e em cerca de 10 minutos chegamos à cruz que marca o cume mais alto que tem uma altura de 2 810 m de altitude. Se tivéssemos trazido comida, poderíamos ter cozinhado sobre ela, pois estava extremamente quente.

Continuamos nossa jornada ao redor da cratera e alcançamos o lado inferior dela. Aqui também há uma cruz menor e uma placa em memória da cidade desaparecida de San Juan Quemado.

Meia hora depois chegamos ao acampamento, juntamos nossas coisas e iniciamos a descida. Seguimos os ziguezagues até ao cone secundário e aqui, felizmente para nós, encontramos um caminho bastante marcado até à base do cone. A partir daí, esse caminho vai para o scree e se torna um pouco difícil de seguir. Muitas vezes tivemos que procurá-lo pelas laterais e voltar um pouco para realocá-lo porque não estávamos muito entusiasmados com a ideia de cruzar a pedra novamente como idiotas. Quatro horas depois, chegamos à cidade de Angahuan. Entramos no carro e voltamos para a Cidade do México.

Paricutín é certamente uma das subidas mais bonitas que já fizemos no México. Infelizmente, as pessoas que a visitam jogam fora uma quantidade impressionante de lixo. Na verdade, ele nunca tinha visto um lugar mais sujo; os moradores locais vendem batatas e refrigerantes na orla do pedregulho, bem perto da igreja destruída, e as pessoas jogam sacos de papel, garrafas e assim por diante por toda a área. É uma pena não conservarmos nossas áreas naturais de forma mais adequada. Visitar o vulcão Paricutín é uma experiência e tanto, tanto pela sua beleza como pelo que tem implicado para a geologia do nosso país. O Paricutín, devido ao seu nascimento recente, ou seja, do zero ao que conhecemos hoje, é considerado uma das maravilhas naturais do mundo. Quando vamos parar de destruir nossos tesouros?

SE VOCÊ IR PARA PARICUTÍN

Pegue a rodovia número 14 de Morelia a Uruapan (110 km). Lá, pegue a rodovia 37 em direção a Paracho e um pouco antes de chegar a Capácuaro (18 km) vire à direita em direção a Angahuan (19 km).

Em Angahuan você encontrará todos os serviços e poderá entrar em contato com os guias que o levarão ao vulcão.

Vídeo: Vulcão em erupção 6º ano (Pode 2024).