Mountain bike: pedalando pela floresta tropical de Oaxaca

Como um dos nossos objetivos é explorar as florestas tropicais de nosso país, não poderíamos deixar de lado a região de Huatulco, ideal para esportes radicais.

Descemos da acidentada e acidentada cordilheira de Oaxaca, coroada pelo Zempoaltépetl a 3 390 metros acima do nível do mar e deixamos as florestas de coníferas para trás para penetrar gradualmente na vegetação tropical e chegar à cidade cafeeira de Pluma Hidalgo, onde começaríamos a aventura em nossas bicicletas montanha, cruzando um bom trecho da selva por caminhos lamacentos e íngremes. Nesta região, a floresta perene se estende de 1.600 a 400 metros acima do nível do mar, e a cidade de Pluma está a 1.340 metros acima do nível do mar.

Os primeiros colonos a chegarem a esta região vieram de Pochutla, um importante centro comercial que liga a costa às montanhas e aos vales de Oaxaca e San Pedro el Alto. Um grupo de pessoas apoiadas por uma grande empresa de café explorou a região e depois de alguns problemas com outras populações, finalmente se estabeleceram em Cerro de la Pluma, onde construíram uma pequena palapa e fundaram a primeira plantação de café conhecida no estado. como La Providencia.

Algum tempo depois e devido ao sucesso de La Providencia, outras fazendas foram estabelecidas na área, como Copalita, El Pacífico, Tres Cruces, La Cabaña e Margaritas. Centenas de homens vieram trabalhar no que então se chamava ouro verde (espécie que se explora no café arábica), mas com a queda internacional do preço do café, a abundância acabou e algumas fazendas foram abandonadas, deixando para trás a grande novidade de Júlio Verne. à mercê da selva.

Percorremos a pitoresca cidade onde a vida dos habitantes se desenrola entre constantes chuvas tropicais e denso nevoeiro. Os becos sobem e descem como um grande labirinto entre as casas de madeira e as construções de pedra são cobertas de musgo e flores que pendem dos vasos. Mulheres e crianças se inclinavam para fora dos portões e janelas nos desejando uma boa viagem.

Começamos a pedalar (nossa meta era descer 30 km no povoado de Santa María Huatulco), saímos do povoado e entramos na densa vegetação acompanhados pelo som de cigarras e pássaros.

Esta área do estado ainda não foi tão castigada pelo homem, mas atualmente existe um projeto de construção de uma estrada que cruzaria a mata destruindo-a, já que os madeireiros teriam entrada livre. Além disso, como já foi comprovado em muitas ocasiões, esses tipos de projetos destinados a satisfazer os interesses de uns poucos causam muito mais problemas do que aqueles que resolvem para as comunidades que afetam.

A floresta tropical é um dos ecossistemas mais bonitos e complexos do nosso planeta. É o lar de um grande número de plantas e animais que mantêm um equilíbrio delicado, são reguladores vitais dos ciclos biológicos, e muitas das espécies sequer são conhecidas e muito menos estudadas, portanto, não se sabe se são úteis. ou não para o homem. Os indivíduos mais importantes da floresta tropical são as árvores, pois são elas que fornecem suporte, sombra e umidade. A existência do resto dos organismos que vivem neste ecossistema depende das árvores: insetos que desenvolveram sistemas miméticos fabulosos, aranhas que tecem suas grandes teias de aranha na casca e incontáveis ​​organismos que, por sua vez, são o alimento de inúmeras espécies. de pássaros como pica-paus, sanates, bluebirds, papagaios coloridos, periquitos e tucanos.

Cercados por este maravilhoso ambiente e com lama até as orelhas, chegamos ao povoado de Santa María Magdalena pedalando forte e o presidente municipal nos recebeu com bons copos de pulque de palma para recuperar as energias. A cidade é pequena, poucas casas se distinguem pela vegetação densa, mas tem sua piada.

Depois de conviver com o povo de Santa Maria, continuamos pedalando entre as nuvens e o verde da paisagem. A partir daí as descidas tornaram-se muito íngremes, os travões mal agarravam na lama e por vezes a única coisa que nos impedia era o solo. Durante o passeio atravessamos inúmeros rios e riachos, ora a pedal e ora, quando era muito fundo, carregando bicicletas. Nas margens do caminho, acima de nossas cabeças, gigantescas ceibas cobertas de bromélias vermelhas, plantas epífitas que crescem no alto das árvores, se espalhavam em busca da luz do sol. As principais espécies de árvores desta região são o medronheiro, o carvalho, o pinheiro e o carvalho, nas regiões mais altas, e o cuil, o cuilmachete, o xale abacate, a macahuite, o jacarandá, o guarumbo e o grau, (cuja seiva é usada pela população local para fortalecer os dentes), nas áreas mais próximas da costa.

Este maravilhoso habitat é ocupado por uma miríade de espécies animais como víboras, iguanas (um prato requintado da região, seja em caldo ou em toupeira), veados, jaguatiricas e outros tipos de felinos (muito atacados pela pele), javalis, cacomixtles , guaxinins e em alguns rios, nas profundezas da selva, com sorte ainda é possível avistar cachorros-d'água, mais conhecidos como lontras e também muito caçados pelo pelo liso.

Etnicamente, a população desta área pertence aos grupos Chatino e Zapoteca. Algumas mulheres, principalmente de Santa María Huatulco, ainda mantêm seus trajes tradicionais e ainda celebram alguns rituais da agricultura, como a bênção da milpa e as festas da padroeira. A população se ajuda muito, os jovens têm que ajudar a comunidade e prestar um serviço social obrigatório por um ano conhecido como “tequio”.

Finalmente, após um longo e forte dia de pedaladas, chegamos ao belo entardecer da bela cidade de Santa María Huatulco. À distância, você podia ver o morro místico Huatulco ainda coberto pela selva e coroado no topo por uma massa de nuvens.

Vídeo: JÁ COMPREI MEU TERRENO. PRÓLOGO - CANASTRA BROU EXPERIENCE 2020 (Pode 2024).