O Porão da Luta: descida ao paraíso (Chiapas)

Meio escondido pela neblina, o Sótano de La Lucha, uma cavidade inexplorada nas entranhas de Chiapas, foi revelado aos cineastas de A Aventura do México Desconhecido, como um buraco nas nuvens que se fechava e se abria, permitindo-lhes vislumbrar a vegetação que o cobria. fundo, 240 metros de profundidade.

A única forma de chegar ao “Sótano de la Lucha” é atravessando a barragem Nezahualcóyotl, no município de Malpaso. Lá eles nos recebem e nos hospedam no acampamento CFE, cujo apoio é fundamental. Em seguida, a bordo de um barco “tubarão” cruzamos a barragem no nível dela, oito metros abaixo de sua capacidade máxima e após 45 minutos de navegação chegamos ao cais de La Lucha, cidade da qual ainda estamos a duas horas de distância.

As pastagens em uma área de selva nos surpreendem. Apenas algumas décadas atrás, era uma floresta tropical de árvores exuberantes, com macacos, onças, araras e pavões. A pecuária se espalhou, substituindo a biodiversidade original por duas espécies únicas: o pasto e o gado.

Os pomares de café e banana anunciam a proximidade de La Lucha, uma comunidade tzotzil de apenas 300 habitantes, instalada em 1978. O nome da cidade também é o sobrenome de Sótano. De boas-vindas, Don Pablo Morales, um dos "principais", oferece-nos um caldo de galinha com legumes da horta.

COMEÇA A EXPLORAÇÃO

Passamos pelos limites da Selva del Mercadito, que cresce no que os espeleólogos chamam de cársico tropical, uma formação geológica caracterizada pela presença de grandes cones e torres de calcário. Depois de caminhar por uma hora, chegamos à bifurcação das estradas onde nos dividimos em duas equipes, uma das quais, liderada pelo cavaleiro Ricardo Arias, atravessaria o cânion para penetrar na galeria subterrânea que leva ao fundo do Porão, enquanto o outro tomaria o caminho que leva à sua boca no alto do planalto.

Ao anoitecer, após a dissipação da névoa, estabelecemos contato visual com nossos colegas que acabaram de chegar ao fundo do túnel. Montamos os acampamentos, um embaixo, na boca do túnel, e outro em cima, na beira do abismo. Na manhã seguinte, acordamos com o barulho de centenas de papagaios vindos da verga da entrada do túnel. Nas cavidades das falésias no porão, abundam os periquitos de peito sujo, que encontram proteção contra os elementos e predadores. Todas as manhãs voam em espiral para chegar à superfície e quando saem em busca de alimento enfrentam uma nova pressão, pois para se alimentar precisam ir cada vez mais longe, até os longínquos redutos da Selva do Mercadito.

COM OS SPELEOLOGISTS

Na superfície Carlos, Alejandro e David, da equipe do espeleologista, se preparam para tentar uma descida com corda, por um paredão de 220 metros de altura. De pé em uma saliência à beira do abismo, com Javier Piña, assistente de câmera, eu filmei David enquanto ele limpa o primeiro trecho da descida da vegetação, quando algo inesperado acontece ... Um baque vem das entranhas da terra e da rocha abaixo os pés são sacudidos por um tremor. Comunicamos imediatamente por rádio com os nossos colegas e felizmente todos estão bem. A sensação foi realmente apavorante, pois apesar de estar amarrado com uma corda de segurança a outra rocha, a instabilidade dos blocos de calcário não garantia nada.

A corda de 400 metros é presa a uma árvore longe da costa. O Alejandro desce com facilidade até o meio da parede e sobe de novo só para filmar, pois terão que me abaixar com a câmera para filmar toda a sequência. Não tenho medo do vazio, dado o profissionalismo desses jovens espeleólogos. A corda que nos sustenta, da espessura de um dedo, pesa dois mil kg. O primeiro passo para o vácuo faz a diferença.

ÀS PROFUNDIDADES

Primeiro me abaixam sozinho e assim que retiro os galhos e raízes dos primeiros 20 metros, Alejandro me ajuda a colocar a câmera de 10 kg em um suporte especial que fiz para pendurar a câmera na mochila que carrego nas costas, por onde vai. um cinto pesado de baterias. Todo aquele peso aumenta minuto a minuto, enquanto as manobras são complicadas pela quantidade de cordas a serem vencidas. Mas, depois de superar esse obstáculo, fico suspenso no abismo. A vista de dentro da cavidade e o rugido dos periquitos são impressionantes.

No meio da jornada, minhas pernas adormecem. No rádio, peço que saiam de cima de mim mais rápido enquanto filmo, então giro para baixo e tiro fotos melhores enquanto alcanço o topo das árvores e afundo nas palmeiras e samambaias. O que parecia arbustos vistos de cima são árvores e plantas de dimensões extraordinárias. A pouca luz solar que recebem na parte inferior do Porão os faz competir em altura. São acácias de 20 metros de altura, palomulatos dos quais pendem vinhas de mais de 30 metros de comprimento, que se perdem entre palmeiras com espinhos pontiagudos de aspecto pré-histórico. Tudo lá é superlativo. Um paraíso perdido onde o tempo parou em outra era antiga.

Para completar a sequência de descida, Alejandro desce novamente, desta vez até o solo, e após um breve descanso retorna pelo mesmo caminho para ajudar seus companheiros na superfície a desmontar e recolher o equipamento. Usando dois dispositivos, o croll e o punho, você se levanta usando a força de suas pernas para se erguer lentamente. A descida de 220 metros que levou apenas 15 minutos requer uma hora e meia de subida, e mais de 800 yumareadas.

Naquela noite, durmo no acampamento na boca do túnel, com cerca de 30 metros de altura. No dia seguinte iniciamos o regresso seguindo o caminho da água, que sobe numa galeria no fundo da cave, desaparece sob as enormes rochas que formam o chão do jardim da selva, e reaparece como uma pequena nascente dentro do túnel onde acampámos, para nos tornarmos em um rio subterrâneo, que na estação das chuvas preenche completamente a cavidade de 650 metros.

Entramos na escuridão descobrindo com as nossas luzes as fantásticas formações de carbonato de cálcio, e no meio, onde o rio se alarga e forma uma lagoa pacífica, encontramos os seus habitantes mais notáveis: alguns bagres cegos semipigmentados, que usam as suas antenas para detectar sua comida através das vibrações da água. Esses peixes, do gênero Rhamibia, pertencem ao tipo de fauna das cavernas chamada troglobia.

Por fim, saímos do túnel e o rio desaparece novamente sob os enormes blocos de pedra do cânion, para retornar à superfície convertido no poderoso Rio da Luta, outro dos afluentes da barragem Nezahualcóyotl.

Para a maioria de nossos amigos em La Lucha, o porão só existia nas lendas. Este impressionante paraíso escondido pode se tornar uma alternativa sustentável para o desenvolvimento do ecoturismo dos habitantes, e um lugar ideal para promover a conservação das florestas circundantes.

Fonte: Desconhecido México No. 333 / novembro de 2004

Vídeo: Aquecimento antes da luta com Dudú Chute Boxe (Pode 2024).