Rio La Venta (Chiapas)

O estado de Chiapas apresenta infinitas possibilidades para os exploradores: desfiladeiros, rios tumultuosos, cachoeiras e os mistérios da selva. Há alguns anos, a empresa que possuo vem descendo os rios mais poderosos e escondidos do estado e vem abrindo caminhos para um público que, apesar de iniciante, está ávido por apreciar as belezas naturais.

Depois de examinar algumas fotos aéreas da área e refletir um pouco sobre isso, decidi reunir um grupo de estudos para descer o rio La Venta, cujo leito percorre um cânion de cerca de 80 km que atravessa a reserva natural El Ocote. Esta fenda tem um declive que vai de 620m a 170m de altitude; Suas paredes atingem até 400m de altura e a largura do leito que atravessa seu fundo oscila entre 50 e 100m, chegando a 6m nas partes mais estreitas.

Por fim, o grupo foi formado por Maurizio Ballabio, Mario Colombo e Giann Maria Annoni, montanhistas experientes; Pier Luigi Cammarano, biólogo; Néstor Bailleza e Ernesto López, espeleólogos, e eu temos experiência em descida de rios e na selva.

Carregávamos uma pequena jangada leve e uma canoa inflável, muito equipamento técnico que tornava as mochilas mais pesadas e comida suficiente para sete dias.

O terreno na parte superior do cânion é árido. Descemos em fila única uma longa escada que nos levou ao ponto de embarque, na parte inferior da enorme fenda. O rio não carregava muita água, por isso nos dois primeiros dias tivemos que arrastar a canoa para baixo, mas, apesar do enorme esforço, todos nós aproveitamos cada momento desta viagem fascinante.

O espírito de grupo estava alto e tudo parecia estar funcionando muito bem; Luigi estava de repente se afastando para colher amostras de plantas e insetos, enquanto Mario, com medo de cobras, saltava de pedra em pedra assobiando e batendo em volta dele com uma vara. Nos revezando, todos puxamos e empurramos a canoa carregada de bagagem.

A paisagem do cânion é majestosa, a água se filtra pelas paredes criando estalactites fantásticas de desenhos caprichosos e formações calcárias conhecidas como árvores de Natal, e embora pareça incrível os cactos encontram uma maneira de viver nas paredes verticais rochosas e crescer paralelamente a elas. De repente, começamos a ver algumas cavernas localizadas na parede direita do canyon, mas eram um pouco altas e consideramos que não adiantava nos aproximarmos porque a verticalidade da parede não nos permitia subir com o equipamento que carregávamos. Preferimos ter paciência e tomar um “banho de pressão” sob o Jet de Leche, um salto de 30m de espuma branca que cai por uma parede lisa de cor laranja e desliza suavemente nas pedras.

Finalmente, um pouco mais adiante, chegamos à primeira caverna que íamos explorar e, uma vez preparados, entramos nela.

As abóbadas de pedra branca refletiam as primeiras luzes; Os passos do cavaleiro eram surdos na primeira parte da gruta e, à medida que entrávamos, os espaços mudavam rapidamente de tamanho. Não faltaram morcegos, os habituais habitantes desses lugares, onde o resto de pegar toxoplasmose é alto devido à fermentação de seus dejetos.

Levaria anos para explorar totalmente todas as cavernas. Muitos se ramificam; andar por eles é difícil e carregar bagagem é pesado. Tentamos penetrá-los o máximo possível, mas logo encontramos galhos e troncos, talvez resultado da subida de rios ou de correntes subterrâneas que bloqueavam nosso caminho. Não sei bem qual é o motivo, mas a verdade é que a uma altura de 30 m, são frequentemente encontrados troncos presos nas fendas da parede do canyon.

No terceiro dia de viagem tivemos o primeiro acidente: o leito do rio foi fechado devido a um pequeno deslizamento de terra, e em uma corrida rápida a canoa virou e toda a bagagem começou a flutuar. Pulando rapidamente de uma pedra para outra, recuperamos tudo. Algo molhou, mas graças às bolsas à prova d'água, tudo se recuperou e o susto não aconteceu.

Quando navegávamos entre uma corredeira e outra, uma grande muralha de mais de 300 m de altura, à nossa direita, chamou a nossa atenção, a cerca de 30 m de altura distinguia-se um terraço com uma estrutura feita pela mão do homem. Intrigados, escalamos a parede aproveitando as fissuras e degraus naturais e logo chegamos a um altar pré-hispânico decorado com figuras que ainda conservam a tinta vermelha. No chão encontramos várias peças de vasos antigos decorados, e nas paredes ainda se podem ver vestígios de pinturas. Esta estrutura, da qual se pode ver uma longa curva do rio, parece ser um local da cultura maia pré-clássica.

A descoberta levantou uma grande questão para nós: De onde eles vieram pelo rio, provavelmente vieram do planalto que estava acima de nossas cabeças, onde provavelmente existe um antigo centro cerimonial ainda desconhecido. O lugar e seus arredores são mágicos.

Em sua seção central, o desfiladeiro começa a se fechar até atingir os 6 m de largura. Os galhos e os trilhos que observamos acima do leito são um sinal inequívoco de que na época das chuvas este rio fica extremamente cheio e carrega o que encontra no seu caminho.

A natureza recompensou nossos esforços com uma passagem forçada sob uma cachoeira que cobre tudo o que é o leito do rio e obstrui a passagem como uma cortina branca que parece dividir dois mundos. Estávamos no coração úmido e escuro do cânion. Na sombra, o vento nos fazia tremer um pouco e a vegetação, agora uma selva tropical, nos encantava com várias espécies de samambaias, palmeiras e orquídeas. Além disso, dando um toque de alegria à nossa expedição, milhares de papagaios nos acompanharam com sua tagarelice.

Durante a noite daquele terceiro dia o coaxar dos sapos indicou nossa posição, pois as curvas eram infinitas e fechadas. Pelos nossos cálculos, o dia seguinte era para encher a jangada, pois como o nível do fluxo aumentava teríamos que usar os remos. A noite estava escura e as estrelas brilhavam com todo o seu esplendor.

Na manhã do quinto dia, a canoa navegou à nossa frente, marcando o caminho e filmei tudo que encontrei no caminho da jangada. De repente, percebi que o rio se dirigia para uma parede escura e sem vegetação. Gritaram da canoa que estávamos entrando em um túnel. As paredes se fecharam até que se tocaram. Estupefatos, observamos o desfiladeiro se transformar em uma gruta gigantesca. A água corria devagar e isso nos permitiu filmar com calma. De vez em quando, apareciam buracos no teto que nos forneciam luz natural suficiente. A altura do teto neste local é de aproximadamente 100m e dele caem estalactites que variam de cor de acordo com a umidade e a cor do fundo (cinza claro). A gruta continuou a se curvar para a direita. Por alguns segundos, a luminosidade diminuiu e à luz das lâmpadas apareceu uma pedra em forma de altar gótico. Finalmente, depois de alguns minutos, localizamos a saída. Uma vez do lado de fora, paramos em uma praia de areia fina para desfrutar por mais algum tempo esta maravilha da natureza.

O altímetro nos disse que estávamos a 450 m acima do nível do mar, e como o lago Malpaso está a 170 m, isso significava que ainda teríamos que descer muito, mas não sabíamos quando e onde enfrentaríamos esse desnível.

Retornamos à navegação, e não havíamos percorrido mais de 100 m quando o estrondo de uma corredeira despertou nossa atenção. A água desapareceu entre rochas gigantes. Mauricio, o homem mais alto, subiu em um deles para observar. Foi um deslizamento de terra, não dava para ver o fim e a encosta era íngreme. A água caiu em cascata e jorrou. Embora já se aproximasse a tarde, decidimos guardar a barreira, para a qual preparamos cordas e mosquetões caso precisássemos usá-los.

Cada um de nós carregava uma mochila e as balsas vazias em nossas costas eram bastante pesadas. O suor escorria por nossos rostos enquanto procurávamos a maneira mais segura de chegar ao fim. Tivemos que ter muito cuidado ao subir e descer as pedras escorregadias para não cair na água. A certa altura, tive que passar minha mochila para Ernesto para dar um salto de 2m. Um movimento errado e uma fratura causariam atrasos e problemas para o grupo.

Quase escuro, chegamos ao final da encosta. O desfiladeiro ainda era estreito e, como não havia espaço para acampar, inflamos as jangadas rapidamente para ir em busca de um local adequado para descansar. Pouco depois, preparamos acampamento à luz de nossas lâmpadas.

Durante nosso merecido descanso, enchemos nosso diário de expedição com informações e comentários interessantes. Ficamos maravilhados com o espetáculo que ainda estava diante de nós. Aquelas paredes enormes nos faziam sentir muito pequenos, insignificantes e isolados do mundo. Mas à noite, em uma praia de areia, entre as curvas estreitas do rio, sob a lua que se refletia nas paredes prateadas do cânion e diante de uma fogueira, dava para ouvir o eco de nossas risadas enquanto saboreamos um delicioso prato de espaguete.

Vídeo: Proyecto río La Venta. (Pode 2024).