Fim de semana em Xalapa, Veracruz

Xalapa é uma opção generosa para o fim de semana: oferece de tudo ao visitante e está muito bem conectada. A comida, o bom café, a névoa e a cultura, que também rodeia as suas ruas ...

Sexta-feira

16:00
Minha família e eu saímos da rodovia Puebla, discutindo a melhor altitude para a produção de café, no final combinamos que era entre 400 e 500 metros acima do nível do mar, ou seja, mais ou menos a altura do Coatepec. . Na passagem por Puebla, paramos para saborear uma saborosa toupeira, antes de seguirmos para a capital Veracruz. Depois voltamos à rodovia 150 em direção a Orizaba e 25 quilômetros depois pegamos o desvio para Xalapa pela rodovia 140.

19:00
Durante a viagem passamos por Perote, onde compramos alguns dos seus famosos enchidos como o presunto serrano, enchidos, enchidos, entre outras iguarias, introduzidas pela grande comunidade espanhola que aqui vive e que chegou nos anos trinta do século passado para se estabelecer nesta bruma e a fria comunidade de Veracruz.

21:00
Ao chegarmos a Xalapa, ficamos hospedados e logo em seguida saímos para curtir a noite. O centro tem algumas ruas muito íngremes e antigas com um ambiente excelente onde predominam os jovens. Alguns dos becos que nos chamaram fortemente a atenção, como o de Diamante, que é sem dúvida um dos recantos mais procurados pelo seu ar boémio e pelos seus cafés, é também ponto de encontro de artesãos. Aqui, claro, saboreamos um café requintado, no famoso Café Cali.

Seguimos para o Beco González Aparicio, um lugar ideal para tomar um drink, jantar, comprar boa música e conhecer o turismo alternativo da região. Para o jantar escolhemos o Postodoro, no centro, para saborear o melhor da cozinha italiana da zona, partilhámos as massas caseiras, o requeijão com espinafres e os cogumelos acompanhados de um copo do seu extenso cava.

23:00
Depois do jantar decidimos caminhar um pouco mais e visitar o Beco de Jesus proteger você, que é uma passagem romântica de paralelepípedos em um lado do igreja de san jose, de onde se tem uma das mais belas vistas panorâmicas de Xalapa.

Perto daqui visitamos o pátio Muñoz, um bairro típico do século XIX, onde acontecem as oficinas de pintura, dança, música e filho jarocho.

Por fim, demos uma olhada na Catedral Metropolitana, construída em 1773 com uma mistura de arquitetura barroca e neogótica, e no Parque Juarez, que ocupa o local do Convento de São Francisco, construído em um planalto no coração dos quatro. Bairros primitivos da cidade, no jardim central destacam-se suas enormes e majestosas araucárias, seu hemiciclo, a galeria de fotos e a ágora que possui galerias, oficinas, um auditório e uma cafeteria que também oferece uma vista magnífica da cidade.

Sábado

8:00
Após o saboroso bufê no Fiesta Inn, saímos com nossos amigos de Veraventuras para uma descida de jangada. Durante a nossa viagem ao Rio Pescados paramos na Coatepec, recentemente chamada Pueblo Mágico, para comprar um pouco de seu excelente café e aproveitamos para visitar uma plantação de café em plena atividade com a recepção calorosa de seus proprietários.

Mais tarde chegamos a El Carrizal, onde se encontra o acampamento e hotel Veraventuras, e iniciamos a descida, para um percurso de aproximadamente quatro horas ao longo do rio Pescados até chegarmos à localidade de Jalcomulco. As paisagens nos cativaram e a força das correntes nos manteve alertas, em alguns trechos as corredeiras e encostas íngremes superaram as expectativas e colocaram nossa habilidade e resistência à prova. Em suma, a descida ofereceu fortes emoções num cenário de grande beleza, num ambiente de solidariedade e camaradagem.

No final do passeio, chegamos a um esplêndido balneário de águas termais, onde pudemos descansar e encerrar esta experiência gratificante com um floreio.

14:00
Na volta para Xalapa, comemos no restaurante Pelícanos, onde recomendaram o delicioso caldo de camarão comprido e depois um pouco de camarão feijoeiro.

15:00
À tarde, visitamos o esplêndido Museu de Antropologia de Xalapa, que possui o maior acervo de peças arqueológicas das culturas do Golfo do México (Olmeca, Huasteca e Totonaca), seu acervo ultrapassa 25.000 peças. Também possui um conceito de museu moderno, com um design arquitetônico atraente que combina amplas salas de exposição com um magnífico jardim de 40.000 metros quadrados. Sem dúvida, entre as peças que mais chamam a atenção estão as colossais cabeças olmecas, ou os chamados "rostos sorridentes" da cultura totonaca. A visita a este museu é algo que o viajante não deve perder durante a sua estadia.

17:00
Mais tarde fomos para Jardim de Esculturas, museu dedicado ao fascinante mundo da escultura e da arte. Lá você pode ver propostas de plásticos de importantes artistas nacionais e internacionais ao ar livre e algumas exposições temporárias na galeria.

De um lado está o Museu Interativo de Xalapporque, entre outras coisas, tem um planetário com tela IMAX, onde pudemos curtir o filme Underwater Life.

19:00
Antes de ir jantar, visitamos o Caminhada dos lagos, instalado no que era uma velha barragem. Hoje possui calçadas tranquilas e românticas cercadas por árvores exuberantes. Três lagos formam o conjunto arquitetônico e na fonte que os alimenta são as instalações do Centro Cultural Los Lagos, que possui espaços abertos para eventos, galerias e oficinas de ioga, dança, trapézio, etc.

21:00
Para o jantar fomos a um local tradicional que é o Salto de Xala, onde provamos os deliciosos molcajetes com cebola cambraia, nopalitos e tiras de carne ao molho verde. Em seguida, iremos a La Parroquia, ao lado da catedral, o ponto de encontro por excelência dos xalapeños.

Domigo

9:00
Muito cedo fomos para o Hacienda del Lencero, a menos de meia hora de Xalapa. Nosso guia nos contou que seu primeiro dono foi um soldado de Hernán Cortés chamado Juan Lencero. No século XIX foi adquirido pelo General Antonio López de Santa Anna e hoje foi transformado em museu. Nos seus diferentes espaços poderá observar móveis e pertences de época que nos dão uma ideia clara do modo de vida dos proprietários de terras desta região. O complexo possui uma bela capela, além de amplos jardins que circundam a propriedade e nos quais existe uma escultura de Gabriela Mistral, que por lá passou, durante um de seus exílios.

12:00
Mais tarde, decidimos visitar os famosos parques e reservas ecológicas da cidade:

o Parque Tecajetes Situa-se em um largo desfiladeiro de mesmo nome, no fundo existe uma nascente que emerge das entranhas do parque. Existem também aquedutos, lagoas e canais que compõem um belo espaço escultórico. Fica no centro da cidade de Xalapa, em uma depressão natural. A entrada é pela Avenida Manuel Ávila Camacho.

o Jardim Botânico Clavijero Possui uma importante coleção de plantas da região. Há uma área de flores ornamentais mexicanas, outra dedicada à floresta mesófila da montanha, outra onde se pode ver a grande variedade de pinheiros que existem no México e a área das cicadáceas, um grupo de plantas que existiam desde tempos remotos. Ele está localizado na encosta úmida do Cofre de Perote. Está localizada ao sul da cidade de Xalapa, no Km 2,5 da antiga rodovia para Coatepec. Pode-se chegar de carro ou pela linha de ônibus Xalapa-Coatepec via Briones.

15:00
Para nos despedirmos do Xalapa, escolhemos um restaurante típico que já conhecíamos, Casa da mãe, onde degustamos o frango sem armadilha, preparado com cerveja e molho de molho, e suas deliciosas sobremesas, como a ilha flutuante.

16:00
Iniciamos o nosso regresso com um sabor magnífico na boca e com uma riqueza de experiências que sem dúvida enriquecerão o conhecimento que tínhamos desta bela e cultural cidade, onde além de estudar, poderá passar um fim-de-semana agitado e divertido.

Vídeo: Xalapa, Veracruz. La ciudad de las flores. Qué hacer en tu visita 2020 (Pode 2024).