Pedalando pela Sierra de La Giganta

Continuando nossa difícil expedição pela península de Baja California, deixamos os burros e a rota a pé para continuar com a segunda parte de mountain bike, em busca das rotas estabelecidas por aqueles ousados ​​conquistadores espirituais, os missionários jesuítas que plantaram vida neste árido e território majestoso.

Como o leitor deve lembrar, em nosso artigo anterior concluímos a fase de caminhada na vila de pescadores de Água Verde; Lá nos encontramos novamente com Tim Means, Diego e Iram, que se encarregaram do suporte e logística da expedição, levando os equipamentos (bicicletas, ferramentas, suprimentos) até onde precisávamos. Ao longo do percurso de BTT levamos um veículo de apoio com tudo o que é necessário para nos concentrarmos na pedalada e nas fotografias.

ÁGUA VERDE-LORETO

Este primeiro trecho é muito agradável, pois a estrada de terra corre paralela à costa, subindo e descendo as montanhas, de onde se tem uma vista incrível do Mar de Cortez e suas ilhas, como Montserrat e La Danzante. Uma escalada sem fim começa na cidade de San Cosme, pedalando após pedalando subimos até o pôr do sol, afastando-nos cada vez mais da costa; quando chegamos ao final da subida fomos recompensados ​​com a vista de uma magnífica paisagem. Chegamos finalmente à nossa tão esperada meta, a rodovia transpeninsular, e dali a Loreto, onde concluímos nosso primeiro dia de ciclismo. Decidimos não pedalar os poucos quilômetros que cobrem a interseção do desnível com a estrada porque ali os reboques descem em alta velocidade.

LORETO, CAPITAL DA CALIFÓRNIAS

Cinqüenta e dois foram os missionários de diversas nacionalidades que exploraram o território peninsular: Francisco Eusebio Kino da Alemanha, Ugarte de Honduras, Link da Áustria, Gonzag da Croácia, Piccolo da Sicilia e Juan María Salvatierra da Itália, entre eles.

Era o ano de 1697 quando o Padre Salvatierra, acompanhado de cinco soldados e três indígenas, foi ao mar em uma frágil galera com o objetivo de conquistar um país que nem mesmo Cortés conseguira dominar.

Em 19 de outubro de 1697 Salvatierra desembarcou em uma praia onde foi bem recebido por cerca de cinquenta índios que habitavam o local, a que chamaram de Concho, que significa “mangue vermelho”; Ali os expedicionários montaram um acampamento, que serviu de capela, e no dia 25 desceu da galera a imagem de Nossa Senhora do Loreto, acompanhada por uma cruz lindamente adornada com flores. Desde então, o acampamento tomou o nome de Loreto e o local acabou se tornando a capital das Califórnia.

A REGIÃO DO OASIS

Outro objetivo de nossa expedição era visitar a região dos oásis, formada por Loreto, San Miguel e San José de Comundú, La Purísima, San Ignacio e Mulegé, por isso, após os últimos preparativos partimos em nossas bicicletas rumo à missão de San Javier, localizado na majestosa Sierra de La Giganta.

Para lá chegar tomamos a estrada de terra que parte de Loreto.

Depois de viajar 42 km chegamos ao oásis de San Javier, que é uma cidade muito pequena cuja vida sempre girou em torno da missão, que é uma das mais belas e mais bem preservadas das Califórnia. Este local foi descoberto pelo Padre Francisco María Piccolo em 1699. Posteriormente, em 1701, a missão foi atribuída ao Padre Juan de Ugarte, que durante 30 anos ensinou aos índios vários ofícios, bem como o cultivo da terra.

Voltando às estradas poeirentas continuamos a pedalar e nos aprofundamos cada vez mais nas entranhas da Sierra de La Giganta em busca do mais belo oásis da península. Avançamos mais 20 km até o cair da noite, por isso decidimos acampar na beira da estrada, entre cactos e algaroba, em um lugar conhecido como Palo Chino.

Muito cedo voltamos a pedalar com a ideia de aproveitar as horas mais frescas da manhã. Com a força do pedal, sob um sol implacável, cruzamos planaltos e subimos e descemos os caminhos pedregosos das montanhas, entre bosques de cactos e arbustos.

E depois de uma longa subida, sempre vem uma longa e emocionante descida, que descemos a 50 km por hora e às vezes mais rápido. Com a adrenalina correndo pelo nosso corpo, estávamos evitando obstáculos, pedras, buracos e assim por diante.

Após esta encosta, 24 km à frente chegamos ao topo de um impressionante desfiladeiro cujo fundo é coberto por um tapete verde composto por tamareiras, laranjeiras, oliveiras e férteis pomares. Sob esta cúpula verde a vida das plantas, dos animais e dos homens passou de forma fantástica graças à água que corre de algumas nascentes.

Cobertos de sujeira e poeira, chegamos a Comundús, San José e San Miguel, as duas cidades mais remotas e distantes da península, localizadas no coração de La Giganta.

Nessas cidades o tempo ficou preso, não há nada relacionado à cidade ou aos grandes vilarejos; aqui tudo é natureza e vida no campo, seus habitantes vivem de seus férteis pomares, que lhes fornecem frutas e verduras, e de seu gado obtêm leite para fazer deliciosos queijos; eles são praticamente autossuficientes. As pessoas saem de vez em quando para vender seus produtos; Os jovens são os que mais saem para estudar e conhecer o mundo exterior, mas os idosos e os adultos que aí cresceram preferem viver à sombra das árvores, em plena paz.

MISSÃO DE SAN JOSÉ DE COMONDÚ

Em suas várias viagens pela península, em busca de locais para fundar missões, os religiosos encontraram a de Comundú, distante de Loreto trinta léguas a noroeste, e localizada no centro das montanhas, quase à mesma distância dos dois mares.

Em San José estão os restos da missão fundada pelo Padre Mayorga em 170, que chegou nesse ano acompanhado dos Padres Salvatierra e Ugarte. O Padre Mayorga trabalhou muito na missão, converteu todos os índios ao cristianismo e ergueu três edifícios. Atualmente só resta uma capela e algumas paredes demolidas.

Para encerrar o dia, nos aprofundaremos no bosque de tamareiras e visitaremos o povoado de San Miguel de Comondú, localizado a 4 km de San José. Esta pitoresca cidade quase fantasma foi fundada pelo Padre Ugarte em 1714 com o objetivo de fornecer suprimentos para a missão vizinha de San Javier.

O MAIS PURO

No dia seguinte continuamos nossa jornada pela Sierra de La Giganta, em direção à cidade de La Purísima. Deixando para trás o frescor do oásis, pedalamos para fora da cidade e nos reunimos às incríveis paisagens desérticas habitadas por inúmeras espécies de cactos (saguaros, choyas, biznagas, pitaharas) e arbustos retorcidos de cores estranhas (torotes, algaroba e pau-ferro).

Após 30 km chegamos à localidade de San Isidro, que se caracteriza pelo seu artesanato com palmeiras, e 5 km depois chegamos ao nosso próximo oásis, La Purísima, onde, mais uma vez, a água refresca e dá vida ao deserto inóspito. . O espetacular morro El Pilo atraiu nossa atenção por seu formato caprichoso que lhe dá a aparência de um vulcão, embora não seja.

Este sítio surgiu também com uma missão, a da Imaculada Conceição, fundada pelo jesuíta Nicolás Tamaral em 1717, e da qual quase não restam pedras.

Visitando a cidade, descobrimos a maior buganvília que já vimos; era realmente impressionante, com seus galhos cheios de flores roxas.

QUINTO DIA DE EXPEDIÇÃO

Agora, se o bem estava vindo. Havíamos chegado ao ponto em que as estradas desaparecem dos mapas, devoradas pelas dunas do deserto, pelas marés e pelas salinas; Somente os veículos 4 x 4 e carros de corrida da Baja 1000 podem superar essas estradas difíceis e tempestuosas dominadas pela natureza e pelo Deserto de El Vizcaíno. Os desníveis da costa do Pacífico são quase impossíveis de pedalar graças à famosa permanente, onde o trânsito dos camiões no terreno arenoso forma uma sucessão de solavancos que ao pedalar se soltam até aos dentes, pelo que decidimos viajar no veículo 24 km até o Rancho La Ballena, onde descemos das bicicletas e continuamos. Durante esse dia pedalamos horas e horas seguindo o leito chato de um riacho, o que foi uma verdadeira tortura; em alguns trechos pedalávamos em areia extremamente solta, onde as bicicletas ficavam presas, e onde não havia areia havia pedras de rio, o que dificultava ainda mais nosso avanço.

Então pedalamos até o cair da noite. Montamos acampamento e enquanto jantávamos revisamos os mapas: havíamos percorrido 58 km de areia e pedras, sem dúvida o dia mais difícil.

O FINAL

Na manhã seguinte voltamos a andar de bicicleta e, depois de alguns quilômetros, a paisagem mudou radicalmente, com subidas e descidas que ziguezagueavam pela acidentada cordilheira de La Trinidad; em alguns trechos a estrada tornou-se mais técnica, com descidas muito íngremes e curvas muito acentuadas, onde tivemos que baixar a bicicleta para não sair da estrada e cair em um dos muitos desfiladeiros que cruzamos. Do outro lado das montanhas a estrada era plana, com longas retas e as irritantes permanentes que nos faziam ir de uma ponta à outra da estrada, procurando as partes mais planas e difíceis, mas a promessa de alcançar nosso objetivo nos apoderou de nós e finalmente Após 48 km, chegamos ao entroncamento com a rodovia transpeninsular, que já havíamos cruzado dias antes em Loreto. Pedalamos mais alguns quilômetros ao longo da estrada até chegarmos à bela missão de Mulegé, onde desfrutamos da vista maravilhosa do fantástico oásis e finalizamos a segunda etapa desta emocionante expedição, que estava faltando muito, mas cada vez menos, para conclua.

Na próxima etapa deixaríamos a terra para trás para navegar em nossos caiaques, como as galés e os saveiros de pérolas que outrora percorriam o Mar de Cortez, em busca de nosso objetivo final, Loreto.

Fonte: Desconhecido México No. 274 / dezembro de 1999

Fotógrafo especializado em esportes de aventura. Ele trabalhou para MD por mais de 10 anos!

Vídeo: como perder peso pedalando emagrecer pedalando Solução (Pode 2024).